terça-feira, 31 de março de 2009

Gâteau au chocolat

Ingrédients
200 g de chocolat noir (7 oz)
125 g de beurre (4.4 oz)
100 g de farine (3.5 oz)
1 sachet de levure ou poudre à pâte (10 g, 1/3 oz)
4 oeufs
200 g de sucre (7 oz)
1 pincée de sel
Préparation
Dans une casserole, faites fondre le beurre et le chocolat. Retirez du feu puis incorporez la levure et la farine. Préchauffez votre four à 180°C (thermostat 6, 350°F). Dans une jatte, battez les jaunes d'oeufs avec le sucre jusqu'à ce que le mélange blanchisse. Mélangez-le au chocolat. Battez les blancs en neige avec une pincée de sel. Ajoutez-les au chocolat. Versez la préparation dans un moulé à manqué beurré et fariné (26 à 28 cm de diamètre). Enfournez pendant 30 min. Surveillez la fin de la cuisson en piquant le gâteau avec la lame d'un couteau : elle doit ressortir sèche. Laissez refroidir avant de démouler.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Delta de Kornél Mundruczó

Começo hoje a minha sessão filmes vistos. Foi a primeira vez no ano que fui ao cinema - dia 4 de março!!! Isso porque é muito caro o preço da entrada. Mas isso não quer dizer que não assisti filmes aqui - vejo em média dois por semana.

Indo ao assunto: fui ao cinema Comoedia ver o filme DELTA de Kornél Mundruczó porque no dia seguinte teria uma master class com a roteirista do filme, Yvette Biro. Antes de começar o filme, Biro nos disse que o filme era bem silencioso. Que a história não era inicialmente aquela, pois um dos atores morreu durante o filme o que impossibilitou o projeto. Eram próximos e não havia como substituí-lo.

O filme se resume então com a volta do filho Mihail à sua casa. Não se sabe a quanto tempo ele partiu e nem o porque. A mãe, que está casada com outro homem, quando vê o filho o abraça e logo o apresenta à sua irmã. Os dois dão um abraço tímido. O filho diz que veio para ficar.
Com a ajuda da irmã, Mihail vai para uma casa perto do local onde sua mãe vive (o percurso é feito de barco). Chegando ali, a moça vê a tartaruga que era um presente de seu pai. Desde que o padrasto tinha chegado, a tartaruga tinha sumido. Mihail se instala na casa.
Mãe e filha trabalham num bar decadente nessa cidade no delta do rio danúbio, onde todos sã pobres e vivem numa situação pouco confortável.
O filho resolve comprar uma grande quantidade de madeira. não se sabe o porquê - e ele paga uma alta quantia à vista.
Logo começa a construir uma passarela sobre o delta do rio danúbio. Ele deseja construir uma cabana sobre as águas. Sua irmã resolve ajudá-lo e muda-se para a sua cabana.
O padrasto reprova essa relação, quando a filha está indo em direção à cabana, ele a violenta.

Ela padece alguns dias na cabana e acaba por recuperar-se. A construção da cabana está cada vez mais acelerada. Para comemorar o milagre de ter pescado tantos peixes, os dois convidam toda a comunidade para um jantar.
A relação incestuosa entre os dois não é vista com bons olhos pela comunidade, porém todos vão à festa, comem e bebem abundantemente. Num dado momento os dois são vítimas de agressão e acabam por morrer afogados. No dia seguinte, um grande take do colete salva-vidas, com que ele chegou, boiando no rio. Em seguida, a tartaruga entrando na água.

Yvette nos disse que o detalhe da tartaruga significa que apesar dessa tragédia, ainda há uma vida que continua. A tartaruga é o animal símbolo da longevidade, vive mais que o homem. é o símbolo da continuação lenta. retoma a figura da menina e do pai. o colete nos retoma a chegada do irmão.

Esse é Delta - quase sem nunhum diálogo numa natureza um pouco monótona e com caras sofridas.

phaça a sua phrase