segunda-feira, 8 de junho de 2009
Livros de junho
Livro escrito em 1998, então só tem 11 anos de vida, é uma bela viagem por vários países e cidades em busca da fundadora do real visceralismo - Cesárea Tinajero.
Os detetives responsáveis por essa busca são Arturo Belano e Ulisses Lima. A maior parte do relato mais é uma busca pelos caminhos por onde passaram Belano e Lima e suas histórias de vida. Naquilo que toca Cesárea e os poetas somente saberemos no fim do livro. É uma confluência de várias histórias unidas pelo tema da busca e uma homenagem ao fazer e o criar poético - talvez pelo tema da busca e o meio intelectual se possa falar de uma relação com Rayuela, como alguns defendem, mas eu diria que não há uma grande semelhança para falar nesses termos. O projeto de Cortázar era outro, seus apelos outros ainda. Os deteives é sem dúvida um bom romance, que vale a pena ser percorrido nas suas mais de 600 páginas.
Foe - J. M. Coetzee
Creio que o romance, de 1986, ficaria mais interessante se eu já tivesse lido o Robinson Crusoé. Já li Adeus Robinson de Cortázar, uma peça radiofônica que conta então de outra maneira a aventura de Crusoé e de Sexta-Feira. Mas agora sobre a idéia de Coetzee: ele resolve colocar na trama Susan Barton, que vai em busca de Foe para que ele conte sua história e assim ela fique famosa. Ela é também uma naufrága que chega na ilha em que habitam Cruso e seu escravo Sexta-Feira, ela se adapta ao cotidiano da dupla, mas sempre na vontade de encontrar um barco a vela que a tire dalí. Já na Inglaterra, somente com Sexta que não tem língua para contar sua história, ela vai em busca de alguém para poder contar a sua vida na ilha. Foe acaba se interessando mais por sua aventura completa que somente pelo episódio da ilha. Mas o interessante é que a escrita de aventura, bem feita em enredada não está no livro. O autor dá-nos uma história narrada por alguém que não tem nenhuma aptidão para contar as aventuras de modo cativante - e é exatamente por isso que Susan vai em busca de um autor. E então são vários os pontos metas na história: do que conhecemos como o romance de Defoe, do ato de escrita, de realidade e ficção, e assim por diante porque eu nao posso escrever porque estão me enxendo.
domingo, 31 de maio de 2009
à la Temo
Tudo estava perfeito. Compramos com 2 meses de antecendencia ingressos para RG, e no fim acertamos bem o dia em que o Rafa iria jogar. Iria, porque perdeu uma rodada antes daquela que compramos. =(
Et voilà que maintenant je dois vendre mes billets. Et que je partirai d'ici sans avoir vu un match de Rafa.
Ah! mas fazer o que? Foi assim. ele deve estar sofrendo o sextuplo que eu. Vamos Rafa!! continuo sempre torcendo por vc. Por isso que eu desisti de RG.
Mas vamos destruir esse pensamento: eu ganhei uma jaqueta de couro numa promoção, achei coisas bon maché,... e quero comer brigadeiro, mas tenho que fazer... e estou gordinha.
ah... deixa pra lá!!
Feliz!! terça vc vai para Paris!!!! =) êeee vida boa!! Estou muito bem, isso sim!!
Bola pra frente. quebrar o adversário!
terça-feira, 26 de maio de 2009
Crème au chocolat
1 tablette de 200 g de chocolat
400 ml de lait
30 g de fécule de maïs
2 œufs
Dans une casserole, faites chauffer 300 ml de lait avec le chocolat cassé en morceaux. Mélangez.
Dans un saladier, battez les œufs à la fourchette, ajoutez la fécule de maïs délayée dans 100 ml de lait.
Versez petit à petit dessus le lait chocolaté bien chaud et mélangez. Versez à nouveau dans la casserole et faites cuire environ 10 minutes à feu doux. La crème doit épaissir.
Laissez tiédir et placez au réfrigérateur 1 heure
Mousse au chocolat
5 œufs
Cassez le chocolat et faites-le fondre au bain-marie.
Hors du feu, ajoutez les jaunes d'œufs dans le chocolat fondu.
Battez les blancs d'œufs en neige et incorporez-les délicatement.
Placez la mousse pendant 3 heures au réfrigérateur.
J'adore ça!!!
Verrines aux 3 chocolats
100 g de NESTLE DESSERT
90 g de NESTLE DESSERT Blanc (1/2 tablette) + 2 carrés
90 g de NESTLE DESSERT au Lait (1/2 tablette)
2 oeufs
200 ml de crème fleurette bien froide
Dans un bol, cassez le chocolat noir en carrés. Faites chauffer 100 ml de crème pendant 2 minutes au four à micro-ondes à 500W et versez-la dessus. Couvrez et attendez 5 minutes. Mélangez bien et versez dans des petits verres de manière à obtenir une couche de 2 cm. Placez au réfrigérateur.
Faites fondre le chocolat blanc au bain-marie. Laissez fondre sans le toucher et au bout de 5 minutes mélangez avec un fouet. Versez dans un saladier.
A l'aide d'un batteur, montez la crème fleurette restante en chantilly bien ferme. Incorporez énergiquement 1/3 de la crème montée au chocolat blanc pour obtenir une masse homogène. Incorporez le reste délicatement. Répartissez la mousse au chocolat dans les verres. Placez une nuit au réfrigérateur.
Dans un saladier, faites fondre le chocolat au lait avec 2 cuillerées à soupe d'eau pendant 1 minute 30 à 500 W dans votre four à micro-ondes. Ajoutez les jaunes d'oeufs et mélangez. Battez les blancs d'oeufs en neige et incorporez-les délicatement. Répartissez la mousse dans les verres et placez au réfrigérateur 3 heures.
Réalisez des copeaux de chocolat blanc avec un couteau économe et décorez le dessus des verrines.
Fondant au chocolat
Temps de cuisson : 15 min
Nombre de parts : 10 portions
Votre marché
200 g de NESTLE DESSERT
100 g de beurre + une noix pour le moule
3 œufs
50 g de farine
100 g de sucre en poudre
Préchauffez votre four Th.6 (180°C).
Dans une casserole, faites fondre le chocolat et le beurre coupé en morceaux à feu très doux.
Dans un saladier, ajoutez le sucre, les œufs, la farine et le chocolat. Mélangez bien.
Beurrez et farinez votre moule et versez la pâte à gâteau.
Faites cuire au four environ 20 minutes (25 minutes dans un moule en Pyrex). A la sortie du four le gâteau ne paraît pas assez cuit. C'est normal, laissez-le refroidir puis démoulez- le.
sábado, 23 de maio de 2009
Promoções
Livros de maio
Ganhei esse livro de uma espanhola, a Laura, e li em 2 dias. Exatamente esse é o problema e a vantagem do livro. O argumento é algo a ser desenvolvido em um conto, não em um romance, mas por ter uma leitura fluida e fácil, liquidamos com prazer o livro. Bom para passar o tempo, mergulhar num rápida aventura, e nada mais.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Livros de maio
Depois do inesquecível Pergunte ao pó chego após 4 anos a outro romance de Fante. Mais uma vez adorei a história, apesar dela ser cruel e mostrar o que pensam os pais dos filhos e como esses podem ser ingratos com os pais.... mas o que importa é que o Estúpido é realmente estúpido... ele passa esse caráter por suas atitudes. Deu para ver como Fante era apaixonado por cães e como eles o ajudam e mesmo como eles podem desestruturar uma relação. Homem e cão... eu sou mais gatos.... e depende que gatos!
Livros de abril
Demorei muito para pegar o Miguilim e ler. Todos sempre comentam essa história. Comecei Guimarães Rosa por Primeiras Histórias, passei em seguida para Grande Sertão: Veredas e agora cheguei à Miguilim... depois de 5 anos de distância...
Muito bonita a história.... tinha tudo para ser seca como as de Graciliano, mas nessa tem um coração mole batendo, um sorriso matreiro de criança, uma inocência misturados aos costumes e tradições.
Biscoito de gergelim
3/4 xícara de farinha (trigo, quinoa, centeio como quiserem)
1/2 xícara de gergelim
1/3 xícara de manteiga
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar mascavo
Misturar tudo e fazer pequenas bolinhas. Rende 25. Deixar 15 minutos em forno médio (180). Para ficar saudável e guloso, pode-se colocar lascas de chocolate. Fica ótimo também com geléia de framboesa.
sábado, 11 de abril de 2009
Livros de abril
Todos devem ler esse livro. A história trata de uma visita do diabo à Mouscou no fim de 1800. Mesclada à essa história nós temos a de Pôncio Pilatos. E ainda a de Maître e de Marguerite. Assim como várias outras, relacionadas ao encontro com Woland...
Um grande livro em todos os sentidos. Mais um mestre da literatura russa para o meu hall da fama. Sensacional! até pesadelos com o gato eu tive.
Vi esse livro transformado em peça e teatro aqui na escola. Nada menos que sensacional. Felicitations à Aude Thuries e a toda a equipe que trabalhou com ela! Mis-en-scène très bien faite!
Agora quero ver os 10 episódios para TV que fizeram os russos!
sábado, 4 de abril de 2009
Livros lidos fevereiro/março
Peça de teatro, monólogo de um homem que está no aeroporto de Barajas, Madrid. Aparentemente ele foi viajar com sua mulher para Madrid e ela o deixou por lá dizendo que ela ia viajar. Toda semana ele repete o mesmo ritual pela cidade. Domingo é dia de ir ao aeroporto e falar com as pessoas que sentam-se ao seu lado - mesmo se elas não falem francês. Aparentemente novamente parece que tudo acontece na sua imaginação.
Jean-Michel Ribes - Théâtre sans animaux
Peças pequenas sobre assuntos variados. A primeira de um rapaz que quer ser mais sábio que seu irmão para que os outros gostem dele como gostam de seu irmão, ou talvez até mais. Ele anuncia a seu irmão que sabe mais que ele, que já leu tudo e mais um pouco e por isso é mais sábio e especial. O outro acaba por convencê-lo que ele não deve dizer isso a ninguém. O resto eu tenho que olhar para me lembrar.
J. Coetzee - Disgrâce
Mais um bom livro de Coetzee. Sobre um professor universitário que tem um caso com uma de suas alunas o que lhe custa sua profissão. Para se afastar da cidade, ele resolve passar um tempo com sua filha no campo e ajudá-la. Mas aí mais percalços. Ótima ilustração dos problemas raciais na África do Sul. O apartheid social desse país. Mais uma história densa de tragédias humanas. Ainda prefiro Michael K., sua vida, sua época.
Camilo José Cela - A família de Pascual Duarte
Interessante livro na maneira de narrar a história, assim como a história de Pascual. Espanha dos anos 30/40, um pueblecito e suas picuinhas. Preconceitos e ilustração de uma sociedade que se quer moral. Uma dnúnia bem humorada dos costumes e fofocas de interior. A personalidade de um homem indigesto.
Mia Couto - O fio das missangas
Contos que têm como tema principal as mulheres. Alguns muito bonitos e tocantes. Outros prezam pela singeleza tanto do personagem quanto da história. Mais um toque de sensibilidade das palavras de Mia Couto. Um sorriso branco africano pela inocência das histórias. Como sempre me encanto com seus livros e suas palavras. Coleciono seus novos modos de falar o português.
François Cervantes - Voisin
Peça de teatro que ilustra uma pequena comunidade onde habitam sobretudo estrangeiros. Feita por relatos dessa gente. mis-en-scène do próprio teatro. local de abertura para vc falar o que não diria à outras pessoas. Várias histórias que ilustram a França de hoje com seus imigrantes, sua exclusão e seus problemas.
Jean-Marie Besset - Ce qui arrive et ce qu'on attend
Sala de espera para uma entrevista de um concurso para se construir o primeiro monumento na lua. Duas pessoas se reencontram. Destinos se cruzam. Um boa história, bons quiproquós.
Ubu Roi - Alfred Jarry
terça-feira, 31 de março de 2009
Gâteau au chocolat
200 g de chocolat noir (7 oz)
125 g de beurre (4.4 oz)
100 g de farine (3.5 oz)
1 sachet de levure ou poudre à pâte (10 g, 1/3 oz)
4 oeufs
200 g de sucre (7 oz)
1 pincée de sel
Préparation
Dans une casserole, faites fondre le beurre et le chocolat. Retirez du feu puis incorporez la levure et la farine. Préchauffez votre four à 180°C (thermostat 6, 350°F). Dans une jatte, battez les jaunes d'oeufs avec le sucre jusqu'à ce que le mélange blanchisse. Mélangez-le au chocolat. Battez les blancs en neige avec une pincée de sel. Ajoutez-les au chocolat. Versez la préparation dans un moulé à manqué beurré et fariné (26 à 28 cm de diamètre). Enfournez pendant 30 min. Surveillez la fin de la cuisson en piquant le gâteau avec la lame d'un couteau : elle doit ressortir sèche. Laissez refroidir avant de démouler.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Delta de Kornél Mundruczó
Indo ao assunto: fui ao cinema Comoedia ver o filme DELTA de Kornél Mundruczó porque no dia seguinte teria uma master class com a roteirista do filme, Yvette Biro. Antes de começar o filme, Biro nos disse que o filme era bem silencioso. Que a história não era inicialmente aquela, pois um dos atores morreu durante o filme o que impossibilitou o projeto. Eram próximos e não havia como substituí-lo.
O filme se resume então com a volta do filho Mihail à sua casa. Não se sabe a quanto tempo ele partiu e nem o porque. A mãe, que está casada com outro homem, quando vê o filho o abraça e logo o apresenta à sua irmã. Os dois dão um abraço tímido. O filho diz que veio para ficar.
Com a ajuda da irmã, Mihail vai para uma casa perto do local onde sua mãe vive (o percurso é feito de barco). Chegando ali, a moça vê a tartaruga que era um presente de seu pai. Desde que o padrasto tinha chegado, a tartaruga tinha sumido. Mihail se instala na casa.
Mãe e filha trabalham num bar decadente nessa cidade no delta do rio danúbio, onde todos sã pobres e vivem numa situação pouco confortável.
O filho resolve comprar uma grande quantidade de madeira. não se sabe o porquê - e ele paga uma alta quantia à vista.
Logo começa a construir uma passarela sobre o delta do rio danúbio. Ele deseja construir uma cabana sobre as águas. Sua irmã resolve ajudá-lo e muda-se para a sua cabana.
O padrasto reprova essa relação, quando a filha está indo em direção à cabana, ele a violenta.
Ela padece alguns dias na cabana e acaba por recuperar-se. A construção da cabana está cada vez mais acelerada. Para comemorar o milagre de ter pescado tantos peixes, os dois convidam toda a comunidade para um jantar.
A relação incestuosa entre os dois não é vista com bons olhos pela comunidade, porém todos vão à festa, comem e bebem abundantemente. Num dado momento os dois são vítimas de agressão e acabam por morrer afogados. No dia seguinte, um grande take do colete salva-vidas, com que ele chegou, boiando no rio. Em seguida, a tartaruga entrando na água.
Yvette nos disse que o detalhe da tartaruga significa que apesar dessa tragédia, ainda há uma vida que continua. A tartaruga é o animal símbolo da longevidade, vive mais que o homem. é o símbolo da continuação lenta. retoma a figura da menina e do pai. o colete nos retoma a chegada do irmão.
Esse é Delta - quase sem nunhum diálogo numa natureza um pouco monótona e com caras sofridas.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Riceti d'Italia - una cena per giorno
Risotto com i carciofi (serve 4 pessoas)
500g de arroz (riso)
1 cebola (cipolla)
300g de coração de alcachofra (cuori di carciofi)
1 caldo de legumes dissolvido em 1l de água (brodo di dado)
20g de manteiga (burro)
50g de parmesão ralado (parmegiano)
Oleo, sal e pimenta (olio, sale e pepe)
Fritar a cebola, depois colocar o fundo das alcachofras e o arroz. Ir colocando pouco pouco a água. Quando estiver no ponto, acrescentar a manteiga e mexer bem. Cobrir com parmesão e um pouco de pimenta.
Torta di Cioccolato (4 pessoas)
300g di cioccolato fondente
120g di burro
150g di zucchero
3 cucchiai di farina
6 uova
Derreter a manteiga em banho-maria. Desligar o fogo e acrescentar o chocolate para derreter no calor da manteiga. Acrescentar o açúcar e mexer. Depois as gemas. Bater as claras em neve. Atenção: a mistura de chocolate não pode estar quente quando for acrescentar as claras em neve. Misturar delicadamente as claras em neve na mistura de chocolate.
Pré-aquecer o forno a 170 graus por 10 min. Despejar a mistura numa froma redonda média e assar por 30 min. O bolo fica na textura do brownie.
Gnocchi di patate (4)
1kg di patate
250 di farina
1 uovo
Sale
Cozinhar as batatas inteiras com casca. Esperar até que fiquem mornas para amassa-las. Fazer um buraco no centro do recipiente e colocar o ovo, a farinha e o sal. Misturar bem com a colher. Espalhar um pouco de farinha pela mesa para fazer os rolos e deipois corta-los na forma de nhoques. Colocar em água fervendo e retirar quando eles subam.
Pesto alla genovese (4)
100g di basilico
30g di pinoli
1 spiechio di aglio
50 g di pecorino
Olio di oliva
Sale
Colocar o manjericão e o sal, bater no liquidificador/triturador. Depois o pinoli e o alho, bater. Por último o pecorino e o azeite. Servir!
Torta di mele (4)
4 mele
150g di farina
120g di burro
150g di zucchero
15g di lievito per dolci
0,5g di aroma di vaniglia
4 uova
Colocar os 4 ovos inteiros, mais o açúcar e a baunilha e bater bem até alterar a cor para amarelo claro. Acrescentar a farinha e o fermento. Bater bem. Por último acrescentar a manteiga derretida e bater. Acrescentar à mistura 2 maças cortadas em cubo e colocar em uma forma redonda (1 palmo e meio de diâmetro). Uitlizar as outras duas maçãs cortadas em meia-lua para decorar por cima. Pré-aquecer o forno a 180 graus por 10 min. Assar por 45 min.
Lasagne alla ortolana (4)
250g di lasagne
Molho vermelho:
1 cipolla
1 carota
300g di passata di pomodoro
Recheio:
4 zucchini
50g di parmegiano
Beschamela:
¾ di litro di latte
3 cucchiai di farina
100g di burro
Olio, sale e pepe
Preparar a BESCHAMELA (molho branco):
Derreter a manteiga em fogo brando. Acrescentar 3 colheres cheias de farinha na manteiga derretida. Mexer e acrescentar aos pouco o leite. Mexer até formar um molho espesso.
Vermelho:
Triturar a cebola e a cenoura (ou ralar!) e refogar na frigideira. Acrescentar o preparado de tomates.
Refogar à parte a abobrinha para o recheio.
Montar a lasanha num refratário:
Primeiro a massa, depois uma camada bem leve de molho vermelho e um pouco do branco ( a função da beschamela é de não ressecar a massa). Colocar uma camada bem rala de abobrinha e queijo (lembre-se que a lasanha é feita em camadas iguais e por isso tem-se que moderar no recheio de cada camada!! Eu sei que é difícil, mas é assim!). Cobrir com os dois molhos. Deixar descansar por umas 4 horas em geladeira e levar ao forno por 20/30 min.
Crostata di crema di arancia (4)
Per la pasta frolla:
250g di farina
100g di zucchero
100g di burro
2 uova
Per la crema di arancia:
250g di ricotta
120g di zucchero
Zumo di 3 arance
4 uova
Pasta: bater a mantenga e o açúcar, acrescentar o ovo com uma parte da farinha e bater. Depois bater com o outro ovo com a outra parte da farinha. Embrulhar em papel filme e deixar na geladeira por 40min.
Recheio: Bater com as mãos os ovos, acrescentar o açúcar e o suco das laranjas e depois a ricota. Misturar bem. Abrir a massa, despejar esse recheio. Forno pré-aquecido 180 graus por 40 min.
Ignudi alla fiorentina (strozzapreti) (4)
500g di spinaci cotti
250g di ricotta
1uovo
150g di pan grattato
½ cipolla
400g di passata di pomodoro
50g di parmegiano
Olio, sale e pepe
Bater no liquidificador o espinafre com o ovo, com a metade do parmesão ralado e com a farinha de rosca. Acrescentar a ricota e bater mais um pouco, colocar o sal. Fazer bolinhas na forma de nhoque e colocar na água fervendo. Retirar quando os nhoques subirem. Servir com o molho vermelho e cobrir de parmesão.
Tiramisu (4)
500g di mascarpone
4 uove
120g di zucchero
0,5 g di vaniglia
150g di Biscotti savoiardi
2 tazze di caffé
Cacao in polvero
Separar a clara das gemas. Bater o açúcar com as gemas e a baunilha até ficar mais claro. Adicionar o mascarpone e bater bem. Bater as claras em neve. Juntar as claras em neve com a mistura feita com as gemas e o mascarpone. Umedecer os biscoitos champagne no café e dispô-los no fundo de um refratário. Colocar o creme por cima. Levar à geladeira por 4 ou 5 horas. Polvilhar o cacau em pó só na hora de servir.
Schiacciata alla fiorentina (Bolo do carnaval de Florença)
Ingredienti:
1 uovo
150 gr di zucchero,
4 cucchiai di olio extra vergine di oliva toscano,
2 vasetti di yogurt magro,
la scorza di un limone grattugiata,
1 bustina di vaniglina o mezza fialetta di aroma alla vaniglia,
1 bustina di lievito per dolci,
250 gr di farina 00,
1 bustina di zafferano.
Zucchero a velo per guarnire.
Utensili: 1 frusta, una ciotola capiente, una teglia rettangolare.Ciotola e frusta alla mano, mescola bene l’uovo e lo zucchero. Aggiungi, sempre mescolando, uno ad uno i vasetti di yogurt, l’olio, l’aroma alla vaniglia, la scorza di limone. Da ultima la farina con il lievito e la bustina di zafferano. Mescola bene per evitare grumi. Se risulta troppo soda, aggiungi un po’ di latte. Ungi la teglia con un po’ d’olio di oliva, spolvera con la farina (se non ti riesce distribuirla bene… chiudi gli occhi e soffia! si spargerà da sola!). Versa il composto ottenuto nella teglia ed inforna, a forno caldo, a 180° per 20/25 minuti. Quando è cotta (fai la prova stecchino!) toglila dal forno, adagiala su un vassoio da portata e spolverala con lo zucchero a velo. A Firenze la si trova in tutte le pasticcerie in periodo carnevalesco… con il giglio stampigliato sopra con la polvere di cacao. Si può gustare semplice così, tagliato in senso orizzontale e farcito con panna montata, crema chantilly o crema di cacao. Buon carnevale!
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Torta de espinafre
Calorias: 125,00 kcal
1 colher(es) (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara(s) (chá) de cebola picada
1 1/2 xícara(s) (chá) de espinafre cozido(s) e picado(s)
2 unidade(s) de ovo1
1/2 xícara(s) (chá) de ricota
2 colher(es) (chá) de farinha de trigo
quanto baste de sal
quanto baste de noz-moscada ralada(s)
quanto baste de pimenta-do-reino brancaquanto baste de páprica doce
Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, junte o espinafre e cozinhe rapidamente. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos, junte a ricota e a farinha. Tempere com sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Adicione o espinafre refogado e misture bem. Unte um refratário com margarina e coloque nele a mistura. Espalhe a páprica por cima e leve ao forno médio por 30 minutos, ou até ficar assada.